Núcleo de Formação Política – Conheça o projeto

A Igreja reconhece a importância da atuação no mundo da política e incentiva os leigos e leigas, especialmente os jovens, à participação ativa e efetiva nos diversos setores voltados para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Daí, a urgência na formação e apoio aos cristãos leigos e leigas para que atuem nos movimentos sociais, conselhos de políticas públicas, associações de moradores, sindicatos, partidos políticos e outras entidades, sempre iluminados pelo Ensino Social da Igreja. Tão desacreditada em nossos dias, a política, no entanto, “é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”. (DGAE n.68)

A Arquidiocese de Brasília, diante de seu Plano Pastoral Arquidiocesano 2016 – 2019, decidiu criar amplo processo de formação acerca do tema fé e política. Para os cristãos tal escolha deve ser iluminada pela fé e pelo amor cristão, os quais exigem a universalização do acesso às condições necessárias para a vida digna de filhos de Deus. Afinal, “ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos… Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 183)”. O Núcleo de Formação Política da Arquidiocese de Brasília (NPF), foi criado no final de 2016 e tem como principal missão:

Aprofundar a relação entre fé e política, à partir do ensino social da Igreja, considerando as dinâmicas do DF, a pluralidade e o diálogo permanente, sendo base para as pessoas, tomarem decisões políticas.”

Em comunhão com o nosso Papa, “A fé, à luz dos evangelhos, não deve ser entendida como simples mergulho numa interioridade mística, em busca de paz individual. Uma experiência cristã madura impõe o enfrentamento da realidade e sua transformação para que todos tenham vida em plenitude”. O Papa Francisco lembra a importância da participação política dos cristãos e sua responsabilidade na difícil, porém necessária, construção de uma sociedade mais justa: “devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum” (Respostas do Papa Francisco às perguntas dos representantes das escolas dos jesuítas da Itália e na Albânia, junho de 2013). Segundo o Papa, se a política se tornou uma coisa “suja” isso se deve ao fato de que “os cristãos se envolveram na política sem espírito evangélico”. É preciso que o cristão deixe de colocar em outras pessoas a responsabilidade pela atual situação da sociedade e que cada um passe a perguntar a si mesmo o que pode fazer para tornar concreta a mudança que se deseja.

O NPF atuará em três bases principais:

1. Formações nos setores arquidiocesanos;
  2. Formação na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO);e
  3. Promoção de Seminários e círculos de debates políticos.

2 thoughts on “Núcleo de Formação Política – Conheça o projeto

• Olá irmãos fico muito feliz com este projeto. Quero participar e colaborar. Sou militante político e trabalho no mpf. Atualmente sou conselheiro de saúde representando a igreja católica.

• Ótima iniciativa. Vou divulgar na minha paróquia e outros grupos afins. Não dá mais para ficarmos de braços cruzados, e com o velho discurso que religião e política não se misturam. Enquanto isso a bancada evangélica no congresso só cresce. E, também, está na hora de começarmos a cobrar dos políticos que estão no congresso, quem é realmente católico, ou só faz de conta.