Arquidiocese debate o papel da Câmara Legislativa com David Fleischer e Ricardo Caldas

David Fleischer e Ricardo Wahrendorff Caldas, renomados cientistas políticos da Universidade de Brasília, são os palestrantes do 3º Círculo Político da Arquidiocese. Nesta edição, o encontro traz para discussão o papel da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Em 1990, o DF recebeu os primeiros deputados na Casa Legislativa que acumula as funções de estado e município, atuando num misto de assembleia estadual e câmara municipal. É lá que os 24 deputados distritais têm o poder de desenvolver – ou não – o cenário social dos três milhões de moradores do Distrito Federal.

O círculo acontece no dia 26 de outubro na Faculdade de Teologia da Arquidiocese (914 Sul). A participação é gratuita. Para efetivá-la, faça sua inscrição pelo endereço http://bit.ly/2xooFEA.

Conheça os palestrantes

David Fleischer possui graduação em Ciência Política – Antioch College (1966), mestrado em Latin American Studies (1968) e Doutorado em Ciência Política (1972) – University of Florida, Especialização em Técnicas de Pesquisa na University of Michigan (1968) e Pós-Doutorado – State University of New York (1982). Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília onde ingressou como docente em 1972. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, sistemas eleitorais, partidos políticos, legislativo e transparência. Foi professor visitante na UFMG, University of Florida, SUNY-Albany e The George Washington University.

Ricardo Wahrendorff Caldas tem graduação em Economia (1984) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1989). Obteve o Ph.D. em Relações Internacionais pela University of Kent at Canterbury (1994). Em 1995 desenvolveu pesquisas de Pós-Doutorado na Columbia University e no Rockfeller Center of Latin American Studies (Harvard University), e em 1997 na Universidade de São Paulo. Tem interesse nas áreas de Políticas Públicas, Integração Regional, Acordos Internacionais e Política Cultural. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Brasília, lotado no Instituto de Ciência Política (IPOL). É Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB).

Seminário de formação política

Além do Círculo, a Arquidiocese também promove em outubro um seminário de política. Com o tema Fé e Política: Desafios e possibilidades, o primeiro Seminário de Formação Política da Igreja local vai adentrar os dilemas da vida política de Brasília e do Brasil.

Gratuito, o evento acontece no dia 21 de outubro e pretende propiciar a reflexão do papel dos cristãos na política e os caminhos éticos neste meio.

Confira a programação:

8h – Meditação da Palavra – Lectio Divina

9h – Coffee Break

9h30 – Partilha de experiências dos participantes

10h30 – NPF: Apresentação de temas e expectativas

11h30 – Sistematização dos trabalhos da manhã

12h – Intervalo para almoço

14h – Debate: Participação política dos cristãos

14h45 – Debate: Política e Cristianismo – Limites éticos da ação política

17h – Celebração Eucarística

18h – Encerramento

As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço http://bit.ly/2xtYLRM. As vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese: